POSIÇÃO E PEGA ADEQUADA
Posição da Pega Adequada
É muito importante que as mamães estejam atentas as técnicas corretas de amamentação para evitar o risco de desmame precoce.
Quando se fala em técnicas corretas, está se falando da posição da mãe para amamentar, da posição da criança no colo da mãe, da maneira como a criança abocanha a mama, dos períodos, dos horários e da duração das mamadas, da maneira como se interrompe a mamada. O bebê tem que estar apoiado nas pernas da mãe ou em um travesseiro bem colocado no colo da mãe, para que os braços dela não fiquem "segurando" o bebê.
É necessário que a mãe pegue a mama com a mão em " concha" e não simulando uma "tesoura" como se fazia antigamente. Para que o bebê pegue corretamente a mama, é necessário que ele abra bem a boca e alcance parte ou toda a aréola, ficando o lábio superior virado para cima e o lábio inferior virado para baixo.
Mamães lembrem-se amamentar não dói. Portanto se isso estiver acontecendo é porque a pega está errada.A mãe pode sentir "fisgadas" nos mamilos e no útero, devido à ação da ocitocina nesses locais, mas estas não constituem dor. Durante a mamada a criança não pode fazer barulho para sugar; o único som que se deve ouvir é da deglutição. Se, enquanto a criança suga, entrar ar pelo canto da boca, este
Pode produzir gases e aumentar o risco de cólicas. E se a prega estiver errada, pode aumentar a chance de fissuras e rachaduras no mamilo.
Uma prática que ajuda a fazer com que o bebê pegue corretamente é a mãe colocar o dedo indicador no queixo do bebê e puxar levemente para baixo obrigando o bebê a abrir mais a boca e melhorando a " pega ".É importante que a pega esteja correta para que o bebê consiga extrair a quantidade necessária de leite. Se a extração não for suficiente, pode prejudicar a produção de leite. Orienta-se também que a mãe, ao retirar a criança da mama, não a " puxe", e sim coloque o dedo mindinho no canto da boca da criança para facilitar a retirada sem causar atrito no mamilo.
Não se estipula tempo de duração da mamada. Nos primeiros dias após o parto a orientação mais comum é colocar o bebê um pouco em cada mama para que ele estimule bem as duas e de forma mais regular. Depois da primeira semana ( não há regra definida ) é importante o bebê obtenha o leite posterior, e para isso a melhor técnica é a mãe fazer o esvaziamento adequado da mama.O bebê deve ficar mais tempo em uma mama e, quando ele estiver quase satisfeito, a mãe troca de mama. Se o bebê não quiser mais mamar, não há problema pois a mamada seguinte ela deve oferecer a mama que não foi sugada ou na qual o bebê mamou pouco.
Não há regras absolutas para amamentação, existem orientações. A livre demanda é a técnica mais importante , o bebê deve mamar quando acordar com fome. É importante esclarecer que o bebê não chora só de fome, mas também porque se assusta com algum barulho, porque está com frio ou com calor. Se os intervalos entre as demandas estiverem muito curtos, provavelmente o bebê não está mamando o leite posterior, que é mais rico em gordura e calorias, e assim sente necessidade de mamar de hora em hora.Após a mamada, a mãe deve-se lembrar de colocar o bebê em posição vertical apoiado em seu ombro para que ele arrote. Se, após alguns minutos, a mãe não observar o arroto, ela pode deitá-lo, sem preocupação.
QUEREMOS SABER DAS MAMÃES/GESTANTES:
COMO SE SENTIU AO AMAMENTAR??
Você gostou dessa matéria? Então CURTA e COMPARTILHE esse post!
MAIS INFORMAÇÕES na nossa Página ou no nosso Blog
Facebook: www.facebook.com/nutricaomaternoinfantilfsg
BLOG: nutricaomaternoinfantilfsg.blogspot.com
UM super abraço e até a próxima!
Escrito por: Acadêmica Francieli Pereira Francisco
Revisado por: Prof. Ma. Maria Luísa Gregoletto
REFERÊNCIAS:
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição da gestação ao Envelhecimento Ed. Rubio ltda Rio de
Janeiro-RJ 2008.


Comentários
Postar um comentário